domingo, 3 de janeiro de 2010

ENTREVISTA AO DIÁRIO DO SUDOESTE DE VITÓRIA DA CONQUISTA



ENTREVISTAS:


Demos varias entrevistas para Radio, Jornais, TV. Mas a que nos chamou atenção e apoio foi esta matéria do Diário do Sudoeste de Vitória da Conquista no dia 22/04/2009.

Feira do Paraguai organiza Sindicato e quer dialogo com as autoridades




Desde primeiro de Novembro do ano passado, quando os ambulantes da área conhecida como “Feira do Paraguai” foram surpreendidos com ação da policia federal recolhendo seus produtos por considerar sua entrada no país ilegal, os micros empresários e feirantes que mantém negócio no local, começaram a se organizar em associação tentando regularizar a situação e se manter no mercado.
Os comerciantes Valdemir Pereira (foto), Gildete Aguiar e Lucas Portela iniciaram desde então movimento para criar o Sindicato dos Sacoleiros, Ambulantes e Camelôs de Vitória da Conquista e com o apoio irrestrito de toda a categoria vem realizando reuniões, encontros e palestras que visam assegurar a essa classe de trabalhadores os mínimos direitos de cidadãos honrados, honestos e que buscam ganhar o pão de cada dia com o suor do seu trabalho.
A ação da Polícia Federal de então, que acabou se transformando num marco inicial da campanha em prol da criação do sindicato trouxe a tona algumas perguntas que ninguém consegue responder. Só a ação conjunta organizada em forma associativa pode ajudar a resolver o impasse.
De um lado os feirantes, que lutam pela sobrevivência. De outro o improviso, a falta de estrutura adequada e sobretudo a falta de assistência e orientação profissional capaz de contemplar os dois lados. Todos os afiliados ao sindicato querem legalizar sua situação perante o fisco, perante as demais autoridades. Mas esbarram no problema mais sério: nem tem a quem recorrer. Afinal a única noticia que circula é esta: que próprio Diário de Sudoeste da Bahia havia noticiado – que em breve, com recursos do Governo Federal haveria de nascer dali uma grande feira organizada, humanizada, com as barracas padronizadas e de acordo com a legislação atual. A tão sonhada Feira dos Importados.
Só que, assim dito tudo é muito bonito e maravilhoso. Mas na realidade, no dia a dia de cada um daqueles pais e mães de famílias que ali expõem seus produtos e serviços, nenhuma manifestação há.
O Diário do Sudoeste da Bahia, tendo em vista a lei que começa a vigorar a partir de 1º de julho, quando os Sacoleiros Ambulantes e afins vão poder recolher impostos como autônomos, contribuindo para o INSS e outras instituições e deles recebendo o merecido reconhecimento e reciprocidade, procurou o Sindicato para conhecer de perto a sua real situação.
A conclusão é de que o que restou foi a certeza de que falta, apoio das autoridades constituídas, boa vontade política, assistência e orientação. É interessante frisar que a Feira do Paraguai nasceu do casuísmo e da falta de oportunidade. Da falta de emprego e renda. Da responsabilidade de cada cidadão de querer o mínimo de respeito que é poder trabalhar para levar para casa o sustento fruto do suor do seu labor.
Em entrevista o Presidente da comissão organizadora do Sindicato, Valdemir Pereira disse “que a intenção dos comerciantes é legalizar sua atuação comercial. Ninguém quer ficar á margem da lei. Não se trata de burlar a fiscalização. O problema é exatamente a falta de diálogo entre nós e nossas autoridades. Entre nossa classe, e os responsáveis pela ordem pela disciplina e pelo cumprimento da lei.
Nós gostaríamos que o Prefeito Guilherme Meneses reunisse conosco e seu Secretariado, com representante da Fazenda Municipal, Estadual e Federal, Policias Civis e Federais, para, juntos tomarmos o rumo necessário a alcançar nossos objetivos.
Não queremos ser problemas para o município, e sim solução. É para isso que criamos o Sindicato e com ele, vamos erguer nossa bandeira de defesa dos interesses de toda a classe. Queremos as mínimas condições para fazer funcionar as nossas micro empresas, e de cabeça erguida expor nossas mercadorias, comprar e vender livremente, dentro da ordem que norteia os princípios da cidadania. Não sou candidato a nenhum cargo político. Quero, apenas e tão somente, trabalhar! Com a dignidade que todo trabalhador merece”.No dia 28 de Abril a comissão se reúne com seus Sindicalizados para a eleição da primeira diretoria do Sindicato. A reunião acontece entre as 18 e 19 horas na Praça da Bandeira e todos os Sacoleiros Ambulantes e afins são convidados a comparecer. Os associados vão poder votar e escolher sua diretoria.

0 comentários:

Postar um comentário