domingo, 3 de janeiro de 2010

Os passos que demos para criar o SINDICATO

AO LEITOR:

Vitória da Conquista Agosto de 2009


Um Sindicato para ser criado é preciso obedecer a umas séries de regras, e passar por varias etapas, até se chegar ao objetivo final, que é o reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE em Brasília.
Já damos vários passos e passamos por varias etapas, que foi: ao iniciarmos criamos uma comissão, elegemos os representantes, realizamos varias Assembléias Extraordinárias, convocadas através da imprensa falada e escrita, divulgando os Editais de convocação da categoria. Criamos um dos Estatutos mais completos que um Sindicato pode ter. Tudo registrado em Cartório com CNPJ, local de atendimento e reuniões, Alvará de funcionamento, realizamos uma Eleição, elegemos uma Diretória com dezoito integrantes etc.
Precisamente no dia 20/05/2009 estivemos ali em Salvador, no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, dando entrada para que fosse enviada toda documentação, para Coordenação - Geral de Registro Sindical.
A solicitação foi aceita, conferida e concluída e protocolada sob nº 46204.006274/2009-63, processo este que já foi encaminhado à Superintendência Regional do Trabalho – SRT ou Arquivo do Cadastro Geral Registro Sindicais – CGRS e dado entrada no Cadastro Nacional das Entidades Sindicais e protocolado no Protocolo Geral – MTE.
Como se vêem, nós estamos no caminho certo. Só nos falta mais apoio, para que os nossos locais de trabalho recebam uma transformação e melhoria, ou mesmo o tão sonhado SHOPPING POPULAR prometido em campanhas Política.
A cidade está crescendo no ritmo invejável, mais continua no século passado, quem chega aqui ver a mesma estrutura de dez e até vinte anos atrás, Estou falando das barracas de ferro espalhadas nas ruas e praças da cidade, olhando de cima parece favelas. É no plural sim, por que já temos quatro espalhadas pelo centro da cidade, sem falar dos tripés das pessoas que trabalham com artesanato e camelôs espalhado por todas as Alamedas.
Vitória da Conquista já não está comportando mais tantos Camelôs e Ambulantes espalhados pelo centro da cidade, precisamos isto sim, de espaços adequados e dignos para trabalhar, pois desempregados e pessoas desassistidas nunca deixarão de existir.
Pois uma vez assistidos, pode-se exigir formalização.
Sabemos que a informalidade gera DESOBEDIENCIA.


Valdemir Pereira - Presidente

3 comentários:

Lê pra sabe disse...

Gostaria de ajudar a população de Campinas se houver interesse entre em contato, quero ajudar a população entender oque é realmente um voto e que seu voto vale ouro não uma sexta básica!!!!

Anônimo disse...

eu acho desonesto este tipo de comercialização, pois vocês acabam por nao pagar imposto penalizando aqueles que pagam, seria como " furar" a fila dos comerciantes que pagam seus impostos em dia. Querem ter barracas, produtos e outras coisas do genero paguem impostos, embora seja abusivo e vergonhoso o valor cobrado, vocês não estaram penalizando aqueles que ali façam de maneira correta. Não sou advogado, nao sou politico apenas um cidadão que ve este tipo de comercio " ganhar vantagem " em cima daqueles que pagam em dia suas contas. Alias sou assalariado normal que pega onibus e mora em um bairro nao popular.

Anônimo disse...

Boa noite!

Meu nome é Lorena e estou tentando criar um sindicato de cabaleireiros na cidade onde moro.

E e os outros membros da diretoria buscamos um advogado que nos ajudou a registrar o sindicato num cartório da cidade e agora ele disse que mandou o estatuto para Brasília, mas não soube nos passar o número do protocolo, por esse motivo estou desconfiando que ele ainda não mandou nada.

Gostaria de uma ajuda de vocês, que já passaram por essa fase. Como vocês fizeram para conseguir esse cadastro Nacional de Entidade Sindical?

Desde já agradeço!!

Lorena

Postar um comentário