segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Revitalização do centro de v/c


ASCOM CDL VCA
Imagem - Projeto SEBRAE
Um centro comercial revitalizado e organizado é um sonho antigo dos comerciantes, que desejam aliar desenvolvimento econômico a segurança e conforto. Várias cidades brasileiras, onde o comércio é forte, como Vitória da Conquista que é pólo regional, já tiveram suas áreas de comércio revitalizadas. Foram adotadas medidas para melhor atender lojistas e consumidores, conhecidas como shopping a céu aberto e shopping popular. No caso de Conquista, há a necessidade de adoção dos dois projetos. Sobre o shopping a céu aberto, foi produzido pelo SEBRAE, há cerca de 3 anos, um projeto piloto para a revitalização do centro comercial com informações técnicas sobre o perfil da cidade, demandas e potenciais. O projeto foi apresentado à classe lojista e ao poder público municipal.Quanto ao shopping popular, também é um desejo dos comerciantes informais terem um lugar atraente, confortável e seguro para atender seus clientes. Segundo a Agência de Desenvolvimento, (ADTR), responsável pelo assunto revitalização, os dois projetos estão tramitando. Ambas as ações de reestruturação são necessárias e se complementam. Quem ganha com isso é Vitória da Conquista que se torna mais preparada para receber seus visitantes, oferecendo comodidade e segurança. Shopping a céu aberto é um espaço revitalizado e organizado que abrange uma grande área comercial, estruturando desde ruas, praças, galerias e até avenidas. Envolvem melhorias nas redes de esgotamento sanitário e elétrica, visual das fachadas de prédios comerciais e lojas, segurança, trânsito, etc.Shopping popular é um prédio com áreas abertas e fechadas, divididas em andares para que sejam acomodadas pequenas lojas. Como o próprio nome explica, é para o comércio popular. Funciona como um shopping normal. A diferença é que neste espaço os comerciantes deixarão a informalidade para trabalhar como empreendedores legalizados.
O Boletim Informativo da Câmera de Dirigentes Lojista de Vitória da Conquista no seu Exemplar de Nº 7, Março / Abril de 2010 onde o Sindicato foi procurado para falar à respeito e ai foi quando demos a nossa opinião e alguns esclarecimentos a respeito do assunto SHOPPING POPULAR , foi quando o presidente da ADTR Marcos Andrade disse em sua entrevista que ainda não foi discutido com o Sindicato dos Sacoleiros Ambulantes e camelôs sobre o assunto, e que o projeto será apresentado à categoria em uma etapa posterior.”Quando a proposta for transformada em convênio, ai sim , vamos discutir com os setores interessados e fazer um cadastramento que garanta que os que vão para o SHOPPING e que sejam aqueles que estão atualmente nas ruas do centro da cidade “, afirma Marcos Andrade.
Para o SINDSAC , o importante è que o projeto atenda as necessidades da categoria . É uma reenvindicação nossa há mais de vinte anos, para que haja uma melhoria vinda do poder publico. Queremos destacar também a iniciativa de todos procurando legaliza-se perante o Fisco constituindo empresa com CNPJ destaca Valdemir Pereira.

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